A vida na sociedade contemporânea é marcada pela liberação do polo
emissor. A possibilidade, então, de produzir conhecimento, para além do
modelo de consumo de informação tradicional, tem impactado o próprio campo da
Educação. Considerando estas questões, penso que dois aspectos são fundamentais em qualquer planejamento de cursos na modalidade EAD online. O primeiro aspecto diz respeito ao fato de que o aluno
precisa ocupar a posição de sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, o professor precisa também desvincular-se da postura tradicional de detentor e transmissor de conhecimento, mediando situações de ensino-aprendizagem, assim como, problematizando questões que possibilitem a construção e produção de conhecimento de forma colaborativa.
Eu sou Elane, discente do curso de Pedagogia da UFBA desde 2017.2. A partir deste Blog, utilizando referências diversas, pretendo narrar a minha experiência atual no que concerne Educação e Tecnologias contemporâneas. Afinal, não dá para pensar Educação hoje, sem refletir também sobre a sua relação com as tecnologias e a cibercultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
EDUCAÇÃO E INTERNET No fórum de discussão do componente Educação e Tecnologias Contemporâneas sobre o tema Educação e Internet,...

-
EDUCAÇÃO E INTERNET No fórum de discussão do componente Educação e Tecnologias Contemporâneas sobre o tema Educação e Internet,...
-
Software Livre e formação de professores: para além da dimensão técnica O texto tem por objetivo definir o conceito de software livre...
-
Reflexão entre professores em Blogs: aspectos e possibilidades - Halmann e Bonilla http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11870 O text...
Nenhum comentário:
Postar um comentário