Reflexão entre professores em Blogs: aspectos e possibilidades - Halmann e Bonilla
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11870
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11870
O texto tem por objetivo analisar o fenômeno da prática docente em Blogs, salientando, inclusive que o movimento em Blogs não surgiu originalmente no âmbito da Educação.
"Os blogs foram sendo construídos de acordo com uma série de necessidades, como, por exemplo, manter o
registro de certos processos na web. Os sujeitos foram se apropriando disto, adaptando os blogs
às suas necessidades, gerando novos processos. Assim, vemos os mais diversos projetos com
blogs, inclusive na educação, não como uma mera alavanca para chegar de um ponto a outro
(ou para tornar a educação mais “atraente”), mas como estruturante de uma outra forma de
pensar a formação docente e a educação como um todo".
Segundo as autoras o Blog tem um papel importante no desenvolvimento da capacidade autoral do professor, assim como do aluno, além de exercer influência na construção de trajetórias individuais e coletivas.
Uma dessas possibilidades é a potencialização de uma formação contínua articulada
com tantos outros pares, dando espaço para a reflexão sobre suas práticas, o compartilhar de
idéias, a busca de novas teorias e a visibilidade para a leitura que faz delas, o exercitar do posicionamento de seus pontos de vista, o discutir com outros, argumentar, ou seja, o “se fazer
fazendo” que constitui o professor um ser em constante re-construção.
Além disso, também pude presenciar o incentivo à escrita nos alunos, as tentativas
para relacionar saberes escolares com saberes prévios, o acompanhamento dos processos de
apreensão dos conhecimentos, as avaliações constantes sobre a aprendizagem dos alunos e a
prática do professor, além do incentivo à colaboração e à busca conjunta (muitas vezes
ultrapassando barreiras geográficas) da solução de problemas. [...]os blogs iam confluindo cada
vez mais com a prática docente destes e de outros professores, sempre reafirmando uma lógica
de construção de conhecimento mais refletida, compartilhada, livre, contextualizada e
implicada com o contexto e com a função social do educar.
As autoras concluem que o uso de Blogs, no âmbito educacional, abre possibilidade para a construção autoral de conhecimentos para além da postura passiva de assimilação e consumo de informações.
Pensando em BLOGS e formação docente quero destacar aqui alguns blogs:
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